De um ponto de vista global, de que forma estão as marcas a posicionar-se para tirar proveito de uma inédita Black Friday em plena pandemia? O que esperam os consumidores? E que dinâmicas promocionais pode criar no seu restaurante num período do ano tradicionalmente propício a aumentar as vendas?

 

“Restaurantes com ações promocionais de descontos multiplicam o seu negócio e geram quatro vezes mais reservas”, segundo um estudo da plataforma TheFork.

 

MARCAS REINVENTAM A TRADIÇÃO

Este ano, a Black Friday assinala-se a 27 de novembro e a pandemia está a abrigar as marcas a reinventarem a tradição, como não podia deixar de ser. Em alternativa às campanhas especiais apenas no próprio dia ou semana, algumas marcas estão a promover ações promocionais durante todo o mês de novembro, de modo a garantir o distanciamento social e a evitar filas. Além de prolongarem os descontos no tempo, a par das múltiplas tendências que se têm vindo a verificar desde o início da pandemia, as marcas estão mais solidárias nas promoções: mostram-se abertas a apoiar causas sociais e a contribuir para um ecossistema mais sustentável. E o que esperam os consumidores da Black Friday 2020? Descontos atrativos e segurança na entrega dos produtos e serviços!

 

QUE DINÂMICAS PROMOCIONAIS ALUSIVAS À BLACK FRIDAY PODE CRIAR NO SEU ESTABELECIMENTO?

A Black Friday, tal como outras celebrações, apela, por si só, ao consumo, despertando sensações e estados de espírito junto dos consumidores e constituindo um virtuoso veículo para impulsionar o negócio. Seguindo a pista das tendências e do movimento de massas das marcas, partilhamos algumas ideias que o podem ajudar a preparar a sua estratégia Black Friday.

 

Menu Black Friday. Desenvolva um menu exclusivo para esta época, com tudo incluído, a um preço fixo.
A Black Friday é muito caracterizada por promoções em quantidade. Pode, por exemplo, promover um desconto de 50% no segundo prato numa entrega ao domicílio ou serviço de take-away e oferecer ainda a segunda bebida.
Inspire-se na ativação Black Friday de Super Bock Stout - na primeira sexta-feira do mês, os consumidores que pedirem uma Super Bock Stout recebem a segunda de oferta -. No dia 27 de novembro, promova este conceito promocional no seu espaço e inclua uma proposta de harmonização do seu Chef - tendencialmente sugestões de snack. [https://autentico.superbockgroup.com/snacking-representa-56-por-cento-de-todas-as-ocasioes-de-consumo].
Leve dois, pague 1. Pode aplicar a tradicional promoção não só nas bebidas, mas também nas entradas e nas sobremesas.
Vouchers de desconto. Se já tiver uma base de dados de clientes, envie diretamente um voucher de desconto para a sua base de dados para entregas ao domicílio, take-away, brunch, almoço ou jantar no restaurante. Partilhe os vouchers de desconto nas redes sociais.
Vale oferta. Combine um voucher de desconto com um vale oferta. Ative promoções enquadradas em ações que incentivem o cliente a voltar. Na utilização de um voucher de desconto, por exemplo, o consumidor ganha 10€ numa refeição seguinte.
Transforme a Black Friday em vários ´black days´. Ofereça vouchers de desconto para empresas, a descontar em almoços durante a semana até ao final do mês de novembro ou primeira semana de dezembro. Promova a mesma campanha para familias que pretendam usufruir de um brunch, um snack ou jantar no seu restaurante.
Parcerias. Ative parcerias em plataformas como o TheFork, Zomato ou Odisseias e aumente a visibilidade e o alcance do seu espaço e das suas promoções.
Sustentabilidade. Mantenha o compromisso sustentável do seu restaurante, um aspeto cada vez mais valorizado pelos consumidores. Estabeleça parcerias para rentabilizar o excedente de alimentos no seu estabelecimento: https://autentico.superbockgroup.com/app-too-good-to-go-ja-evitou-desperdicio-de-mais-de-125-mil-refeicoes
 

Inspire-se no nosso artigo e crie ideias adaptadas à realidade do seu restaurante.