A pandemia que assola o mundo veio obrigar as marcas a repensar estratégias e a inovar em toda a cadeia de valor, principalmente na comunicação com os consumidores. Desde o estado de emergência que assistimos a uma comunicação mais próxima e emotiva com o objetivo de reforçar laços entre as pessoas e os produtos, e alcançar resultados. No atual contexto, que fatores deve considerar na comunicação do seu ponto de venda? Como envolver e fidelizar os consumidores na experiência do seu espaço num momento de consumo sem precedentes? Nos webinars gratuitos da Aphort, conheça as ferramentas que o podem ajudar no desenvolvimento do seu negócio.

 

A altura pandémica em que vivemos tem reforçado a importância da criatividade e tecnologia nos processos de gestão de uma marca ou estabelecimento, com a comunicação, interna e externa, a desempenhar um papel particularmente decisivo na resposta à pandemia.

 

RETOMA DA CONFIANÇA NO SEU PONTO DE VENDA

Começa precisamente na comunicação a retoma da confiança no seu ponto de venda.

Ideias-chave:

  • É fundamental reforçar a comunicação com o seu público neste período singular. Seja positivo, otimista e esteja presente, de forma regular, com a partilha dos valores do seu estabelecimento.
  • A forma como partilha os seus valores vai gerar maior ou menor proximidade e envolvimento com as pessoas. Inove, seja criativo e proativo, os conteúdos e o tom da comunicação vão marcar a diferença. Integre na abordagem ao mercado a sua participação ativa na comunidade, os seus compromissos sustentáveis e solidários.
  • Aposte cada vez mais no digital. Uma das principais mudanças trazidas pela COVID-19 é o reforço no canal online. O tratamento personalizado do seu público no universo virtual é um investimento com bons indicadores de vendas, visibilidade e fidelização. A partilha de ações, passatempos, convites e desafios nas redes sociais cria engagement e interação com os seus consumidores.
  • A relação de cumplicidade e confiança que se procura (re)construir com os clientes só é possível com uma comunicação interna forte. O seu staff deve estar unido na missão e valores do seu ponto de venda. É essencial comunicar de dentro para fora e criar condições que promovam o espírito de equipa, que gerem valor, conforto, motivação e um sentido coletivo de responsabilidade pela segurança de todos.

 

“COMUNICAÇÃO ANCORADA NO CONCEITO DE PROXIMIDADE E EMOÇÃO”

Um estudo realizado pelo Omnicom Media Group, junto de profissionais da área do marketing, projetou as mudanças na comunicação das marcas na resposta à pandemia.

 

81% dos inquiridos destacou a comunicação ancorada no conceito de proximidade e emoção.
60% sublinhou uma comunicação a privilegiar a autenticidade das marcas.
47% considerou os compromissos ambientais e sociais no centro da comunicação das marcas.
40% referiu que serão lançados novos produtos ou serviços para dar resposta a novas necessidades, sublinhando ainda que as mensagens das marcas serão desenvolvidas num tom de otimismo e estarão focadas no tema solidariedade.

 

WEBINARS APHORT

A APHORT está a organizar um ciclo de webinars gratuitos dedicados à comunicação, destinados em exclusivo aos seus Associados, com o objetivo de dotá-los de ferramentas que os ajudem a ultrapassar o contexto em que vivemos. A iniciativa pretende demonstrar a forma como a comunicação, trabalhada de modo profissional e estratégico, pode promover o desenvolvimento dos negócios, sobretudo no que diz respeito à criação e gestão de um relacionamento próximo com os clientes. Em cada sessão será abordada uma vertente específica da área da comunicação, sempre com foco num conjunto de orientações e ferramentas que cada empresário pode começar a explorar, de acordo com a sua realidade. Estratégias de comunicação, comunicação digital, campanhas segmentadas, construção de marca ou comunicação de proximidade são alguns dos temas definidos para este ciclo.

 

Para mais informações: www.aphort.com