Entre uma análise divulgada pela consultora LLYC, um estudo da SmartCommerce e outras reflexões, o Autêntico analisou a informação que tem vindo a ser publicada até ao momento e resume alguns dados relevantes com impacto no perfil do consumidor pós Covid-19.

 

#SEGURANÇA ACIMA DE TUDO

O consumo após este surto de SARS-CoV-2 vai ser marcado por incertezas e procura pela segurança, como aconteceu no pós-crise de 2008.

 

#CONSUMIDOR MAIS DIGITAL

O lazer virtual, a compra de produtos online e o recurso a várias plataformas para teletrabalho estão a reeducar os hábitos do consumidor e a acelerar a transformação digital. Segundo um estudo da SmartCommerce, plataforma de comércio eletrónico para marcas de produtos embalados, “quase 40% dos atuais compradores online fizeram a sua primeira compra em março”. Todos os públicos estão a ser obrigados a novas experiências online.

 

#CONSUMIDOR MAIS INDEPENDENTE: ´DO IT YOURSELF’

É outro dos resultados do isolamento. As pessoas estão à procura de novos skills que muitas vezes esquecem com a corrida do dia a dia, como cozinhar [as compras de fermento, por exemplo, cresceram radicalmente, com a Nielsen a sublinhar crescimentos na ordem dos 650%]. A economia do on-demand vai continuar a crescer, mas à medida que formos ultrapassando a crise estaremos perante um consumidor mais independente.

 

#MAIS CONHECIMENTO

Com o número de horas que passamos online a aumentar, nasce a inerente vontade do ser humano de ter mais conhecimento. O boom de plataformas que nos ligam a professores, especialistas e mentores estão a capacitar as pessoas de novos conhecimentos.

 

#MAIS SOLIDARIEDADE

Empresas e marcas têm contribuído solidariamente com boas ações no combate ao novo Coronavírus. Os consumidores valorizam as marcas com iniciativas solidárias e vão privilegiar as entidades que continuem a desenvolver boas ações muito depois da pandemia.

 

#CONSCIENCIA PESSOAL

As marcas vão ter de se adaptar a um consumidor mais consciente do que o rodeia e do seu bem-estar individual. Estamos a assistir a um boom de conteúdos em torno do mindfulness, fitness ou ioga.

 

#ESPÍRITO DE UNIÃO

A pandemia está a reforçar o espírito de união das pessoas em prol de um bem comum. Está a fortalecer a construção de valores de equipa nas empresas e a sublinhar a importância do trabalho em conjunto para superar as adversidades.