O 10º Estado de Emergência no país tem início às 00h00 do dia 31 de janeiro e termina às 23h59 do dia 14 de fevereiro. Depois da aprovação da renovação do Estado de Emergência, o Concelho de Ministros decidiu prolongar todas as medidas e restrições, atualmente em vigor, aprovando ainda um conjunto de novas medidas, das quais se destaca a reposição de controlo nas fronteiras terrestres e a limitação às deslocações para fora do território continental.
-
-
- Mantém-se a proibição de circulação entre concelhos entre as 20h00 de sexta-feira e as 05h00 de segunda feira nos próximos três fins de semana.
-
-
-
- O comércio a retalho e de prestação de serviço não essenciais vão permanecer encerrados, existindo exceções, entre as quais papelarias e tabacarias, que devem encerrar às 20h00 nos dias úteis e às 13h00 aos fins de semana e feriados.
-
-
-
- O comércio de retalho alimentar, desde mercearias a supermercados, continuará a encerrar às 20h00 durante os dias de semana e às 17h00 aos fins de semana e feriados.
-
-
-
- Os estabelecimentos de restauração e similares vão continuar a funcionar exclusivamente para efeitos de atividade de confeção destinada a consumo fora do estabelecimento através de entrega ao domicílio ou 'take-away', estando proibida a venda de qualquer tipo de bebidas à porta ou ao postigo, assim como o consumo de refeições ou produtos à porta dos estabelecimentos ou na via pública, permitindo-se apenas a venda de produtos embalados.
-
Consulte aqui o comunicado do Conselho de Ministros de 28 de janeiro de 2021
JÁ FORAM REALIZADAS MAIS DE 290 MIL INOCULAÇÕES EM PORTUGAL. BALANÇO DO PRIMEIRO MÊS DE VACINAÇÃO
O que mudou no plano de vacinação em Portugal? Todas as pessoas com mais de 80 anos, independentemente de qualquer patologia associada, vão passar para a primeira fase do plano de vacinação contra a covid-19, confirmou Francisco Ramos, coordenador da task force do Plano Nacional de Vacinação. Foram também acrescentadas outras doenças à faixa dos 50 anos que garantem vacinação prioritária: insuficiência cardíaca, doença renal e doença respiratória.
“Desde o início da vacinação, a 27 de dezembro de 2020, já foram realizadas mais de 290 mil inoculações em Portugal, nomeadamente a profissionais de saúde, utentes e funcionários de lares”. O líder da task force fez um balanço do primeiro mês de vacinação, sublinhando que “a execução está a correr como previsto”:
Portugal recebeu até ao momento 377.770 doses da vacina da Pfizer e 8400 da vacina da Moderna. Está prevista a entrega de 1,5 milhões de vacinas da Pfizer e da Moderna durante o primeiro trimestre e perto de cinco milhões de doses no segundo trimestre do ano.
Pretende-se que até ao final de fevereiro seja implementado um ponto de vacinação em cada um dos agrupamentos de centro de saúde. E que até ao início de março exista um ponto de vacinação em cada concelho do continente.
O Executivo estabeleceu como meta a vacinação de 810 mil pessoas com as duas doses até ao final de março.
Fonte: EstamosOn