Que plataformas de entrega ao domicílio conhece para além das gigantes Uber Eats ou Glovo? Nos últimos meses, os serviços de take-away e delivery passaram a ser o negócio principal para muitos restaurantes. Descubra startups, hubs de cozinha ou aplicações, com 0% de comissões, lançadas recentemente, que se posicionam como potenciais parceiros do seu restaurante.

As elevadas comissões cobradas por aplicações de entrega ao domicílio, em tempo de pandemia, criaram a oportunidade para o surgimento e afirmação de várias startups portuguesas neste negócio. A eStart4, Kitch Tech ou We:food, são exemplos de serviços recentes que privilegiam uma mensalidade fixa em detrimento de comissões por encomenda ou apenas cobram os serviços caso exista um incremento de vendas face ao período pré-pandemia.

 

eStart4: plataforma de apoio ao comércio local

É uma plataforma e-service, fundada por Rob Kramer e Pedro Cabral, com 0% de comissões para os restaurantes. Permite aos consumidores efetuarem as suas encomendas diretamente através dos canais próprios do restaurante ou da página DeliveryLx. Troca as comissões por uma mensalidade fixa de 59 euros, apresentando-se como uma plataforma de apoio ao comércio local. Os consumidores pagam uma comissão mediante a distância a que estiverem do restaurante. A eStart4 conta com a parceria da junta de freguesia da Misericórdia e com cerca de 30 restaurantes parceiros no centro de Lisboa.

Contactos:

https://estart4.com/

https://www.facebook.com/eStart4

 

Kitch Tech: cria lojas próprias para os restaurantes parceiros

Apresenta-se ao mercado como uma cozinha que reúne os restaurantes preferidos e os chefs mais criativos. A startup, gerida por Rui Bento e Nuno Rodrigues, cria lojas próprias para os restaurantes parceiros, incorporadas nas redes sociais e no site. Trata-se de uma plataforma onde tudo é pensado de raiz para a experiência de encomendar e comer em casa. Os restaurantes apenas pagam os serviços caso exista um incremento das vendas em comparação com o período pré-pandemia.

Contactos:

https://eatkitch.com/

https://www.facebook.com/eatkitch/

 

We:food: estabelecimentos podem recrutar estafetas na rede da plataforma

Conta com cerca de 60 restaurantes e não cobra comissões. Carlos Santos é presidente executivo desta solução digital, com capitais 100% nacionais, que nasceu no Brasil em 2016 e chegou a Portugal em 2020. A plataforma We:food aplica uma mensalidade de 45 euros [mais IVA] aos restaurantes, que ficam com todo o valor cobrado aos consumidores, exceto a taxa dos cartões de crédito/débito. Os estabelecimentos podem recrutar estafetas na rede da plataforma ou podem efetuar as entregas ao domicílio com os seus próprios estafetas. Os consumidores pagam uma comissão conforme a distância.

Contactos:

https://www.wefood.io/

https://www.facebook.com/wefood.io/

 

As novas plataformas procuram afirmar-se no mercado nacional. Estabeleça as parcerias mais vantajosas para o seu negócio!