O período de confinamento provocado pela pandemia tem influenciado novos hábitos e comportamentos que, por sua vez, estão a acelerar tendências que pareciam ter ainda um longo caminho a percorrer antes de se massificarem.

A plataforma Trendwatching identificou e projetou várias tendências em diferentes indústrias, com destaque inevitável para as experiências no digital, para um consumo mais sustentável, para o bem-estar mental e ambientes saudáveis.

 

VIRTUAL EXPERIENCE ECONOMY: AUMENTAM AS EXPERIÊNCIAS VIRTUAIS NO TURISMO E RETALHO

Com os museus encerrados, espetáculos, festivais e campeonatos de futebol cancelados, a tecnologia veio preencher o vazio na vida das pessoas. Vamos assistir a um aumento das experiências virtuais em setores como o turismo e o retalho.

 

SHOPSTREAMING: O E-COMMERCE VAI MUDAR

O e-commerce fundiu-se com as transmissões ao vivo e posiciona-se como a nova realidade das compras online: interativas, experimentais e em tempo real. No mercado chinês, no pico da epidemia, verificou-se o crescimento do live streaming, num mix de entretenimento, comunidade e comércio.

 

AMBIENT WELLNESS: ESTAR EM AMBIENTES SAUDÁVEIS VAI SER UMA PRIORIDADE

Os hábitos de higiene, em especial o cuidado com a desinfeção das mãos, marcam o dia a dia das pessoas. Depois da crise de saúde pública que vivemos, estar em ambientes com práticas saudáveis vai passar a ser uma das prioridades dos consumidores, uma oportunidade de negócio para os espaços físicos que ´inspirarem saúde´.

 

A-COMMERCE: CRESCE A PROCURA DE INTERAÇÃO SEM CONTACTO

A inteligência artificial liga-se ao comércio e vai crescer a procura de interação sem contacto, convergindo com os avanços da robótica. É a chegada de uma nova geração de comércio automatizado.

 

THE BURNOUT: CONSUMIDOR MAIS RECETIVO A NEGÓCIOS QUE CONTRIBUAM PARA UM BEM-ESTAR MENTAL

Antes da pandemia, vivíamos num clima marcado por uma competição social permanente, por preocupações económicas e ambientais. O vírus veio acrescentar angústia mental a todos nós. No mundo pós Covid-19, as pessoas estarão mais recetivas a todos os negócios que contribuam para um bem-estar mental.

 

OPEN SOURCE SOLUTIONS: UMA NOVA E OUSADA FRONTEIRA PARA A SUSTENTABILIDADE

A partilha de soluções inovadoras para problemas difíceis origina “uma nova e ousada fronteira para a sustentabilidade”. A Covid-19 deixa o consumidor a pensar que as melhores empresas são aquelas que colaboram generosamente umas com as outras e com outras pessoas.

 

VIRTUAL STATUS SYMBOLS: OS TEMPOS PASSARAM A SER DE BENS VIRTUAIS

Segundo a Trendwatching, plataforma especialista em tendências, os tempos passaram a ser de bens virtuais, com as novas tecnologias, o crescente desejo de um consumo mais sustentável e o isolamento obrigatório. O reconhecimento dos bens virtuais afirma-se como um símbolo de status genuíno em diferentes indústrias e geografias.

 

Trendwatching

https://info.trendwatching.com/10-trends-for-a-post-coronavirus-world