A atenção aos mais novos é cada vez mais importante na gestão de um ponto de venda. As crianças já são fortes influenciadores das regras de consumo do futuro [ver artigo sobre as “Gerações” em https://autentico.superbockgroup.com/blog/news-1/geracoes-baby-boomer-x-y-z-alpha]. Os restaurantes têm a obrigação crescente de inovarem e adequarem o seu espaço a um público que exerce uma influência direta na tomada de decisão e experiência de consumo dos pais. De forma a proporcionar momentos autênticos de partilha e convívio familiar, o compromisso com as crianças e famílias deve ser visto de uma forma integrada, com dinâmicas que abranjam o espaço, a envolvência, a comida e o serviço.

 

Mobiliário adequado. Invista em cadeiras altas, bancos elevatórios e muda fraldas.
Menu infantil. Inclua, na carta, um menu infantil a preço acessível. Os hambúrgueres, as salsichas, o ovo estrelado, as batatas fritas ou a bolonhesa estão entre as preferências dos mais pequenos. No entanto, é essencial disponibilizar opções saudáveis, apostando em produtos frescos e locais. Ofereça uma variedade de fruta de acordo com a época [uvas, pêra rocha, meloa…], inclua vegetais no menu e sopa, desde o tradicional caldo verde, creme de legumes ou ervilhas.
Material Lúdico. Disponibilize livros de atividades/para pintar e lápis de cor, por exemplo, para distrair as crianças.
Reserve uma área infantil monitorizada no ponto de venda, com brinquedos e expressão plástica.
Estabeleça parcerias que o ajudem a promover hábitos de leitura junto dos mais novos. Disponha de livros para as crianças usufruírem e fomente um ambiente didático e familiar no espaço. Exemplo: coleções "As aventuras dos gémeos Treetop".
Aposte numa despedida calorosa e fidelize as crianças com a oferta, por exemplo, de um balão. Certamente que se irão recordar da experiência e pedir aos pais para regressarem.
 

Construir uma atmosfera ´kids friendly´ num ponto de venda permitirá fidelizar as famílias, que por sua vez passam a palavra e atraem novas famílias!