Segundo a Kantar Worldpanel, especialista mundial no comportamento do consumidor, “fora de casa os momentos de snacking representam 56% de todas as ocasiões de consumo” e a saúde é o motivo de consumo que mais tem crescido nos pontos de venda. O snacking é uma tendência e uma forma de gerar consumo adicional que tem vindo a ganhar relevo nos últimos anos.

 

De um modo geral, “os momentos de consumo de snacking dividem-se em três grandes períodos: meio da manhã, meio da tarde e depois de jantar”, segundo a consultora Kantar Worldpanel. “Fora de casa os momentos de snacking representam 56% de todas as ocasiões de consumo.” Numa análise feita à evolução destes momentos nos últimos anos, verifica-se que face a 2016 este número aumentou 6pp.

Importa referir que fora de casa o snacking é consumido por sabor ou prazer em 7 de cada 10 vezes, mas a saúde é o motivo de consumo que mais tem crescido nos pontos de venda: “apesar de em média surgir em 8% destes momentos, a realidade é que a sua ascensão tem sido vertiginosa, valendo atualmente mais 47% do que em 2016. Este aumento deve-se sobretudo ao maior consumo de água, sumos naturais e consumo de produtos lácteos”, analisa a Kantar Worldpanel.

 

QUAL O IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NOS MOMENTOS DE CONSUMO DE SNACKING?

Citando a consultora, “se olharmos para o ambiente dentro de casa, que absorveu a grande parte dos momentos de consumo que estavam a ser realizados fora, sobretudo os de snacking, conseguimos perceber que podem ser os primeiros a serem reavidos pelo consumo fora de casa. Face ao número de ocasiões de consumo pré-Covid os momentos de snacking já recuperaram, após o período de quarentena 42% destas ocasiões, enquanto as refeições principais apenas 32%.”

 

AO SERVIR SNACKS NO SEU RESTAURANTE, ACOMPANHA UMA TENDÊNCIA, DIVERSIFICA A SUA OFERTA E ATRAI MAIS CLIENTES

Snacks tipicamente regionais. Propor snacks típicos da sua região ou país é uma das formas de atrair mais consumidores, em especial turistas que tendencialmente procuram as especialidades e gastronomia local. Opte preferencialmente por produtos provenientes de fornecedores locais.
Snacks saudáveis. Com a tendência healthy [saudável] a crescer cada vez mais, apresente propostas saborosas e saudáveis, com sugestões de harmonização com o portfólio de produtos do Super Bock Group. Dicas da plataforma TheFork: iogurte com muesli e frutos frescos, húmus, chips de arroz, uma salada grega ou tostas com abacate. Adicione ainda ao seu menu opções de snacks vegan e sem glúten.

O snacking está a aumentar e insere-se nos novos padrões de consumo. Atrai clientes durante a semana para um almoço rápido e amigos ao fim de semana para um brunch. Aumenta o seu volume de negócio!

 

Fontes: Kantar Worldpanel; TheFork