NOVA CENTRALIDADE NA ROTA DOS GRANDES EVENTOS

O Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, localizado nos jardins do Palácio de Cristal, no Porto, abre ao público no início de outubro. O renovado espaço, com capacidade para 8 mil pessoas, está pronto a acolher eventos culturais, desportivos e empresariais de grande dimensão.

A multifuncionalidade do projeto, que passa pela música, desporto, realização de congressos, entre outros eventos, coloca o Porto na rota dos grandes congressos internacionais, conferindo uma nova centralidade à ´cidade Invicta´.

Na programação já confirmada, destaque para os concertos de Amar Amália, a 16 de novembro, Alexandre Pires, a 7 de dezembro, e Marília Mendonça, a 4 de abril 2020. A mais recente confirmação é o WordCamp 2020, um evento que reúne profissionais e serviços do universo WordPress, que se realiza entre 4 e 6 de junho do próximo ano.

A reabilitação do Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota obrigou a um exigente plano de intervenção e à implementação de metodologias de engenharia inovadoras, incluindo requisitos ambientais e de acústica. A principal novidade é a criação de um Centro de Congressos, localizado no piso 1, que integra um auditório em anfiteatro para 500 pessoas, uma zona de exposição e quatro salas planas, cada uma com 100 lugares. Os eventos corporate podem também realizar-se na Arena, a sala principal do Pavilhão, com capacidade para 5.500 lugares sentados.

O espaço conta ainda com um restaurante com vista para o lago e jardins do Palácio de Cristal, um food court de apoio e várias zonas lounge.

O Consórcio Círculo de Cristal, constituído pela empresa de construção Lucios e pela PEV Entertainment, responsável pelas intervenções, preservou a arquitetura do edifício, munindo-o de novas e modernas valências.

 

EX-LÍBRIS PORTUENSE

Inaugurado em 1956, o então Pavilhão dos Desportos foi construído sob o antigo Palácio de Cristal que havia sido demolido em 1951. Em 1991 passaria a designar-se Pavilhão Rosa Mota, homenageando a reconhecida atleta portuense. Em outubro de 2019 inicia um novo ciclo como Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.

De competições desportivas a eventos recreativos e culturais, o espaço foi, ao longo de várias décadas, palco de concertos de música, teatro, circo, congressos e exposições. Localizado num dos espaços verdes de eleição do Porto, com jardins visitados por milhares de portugueses e estrangeiros, a sua elevação geográfica permite uma vista privilegiada para pontos-chave da cidade, em especial para o rio Douro.