EQUILÍBRIO E NATURALIDADE

"Pedras e o café são dois produtos naturais", sublinha Antunes da Silva, Sommelier de Águas do Super Bock Group, o primeiro Sommelier de Águas em Portugal.

Do ponto de vista científico, Pedras acrescenta frescura mineral e vivacidade à experiência de beber um café. "Atua como um complemento perfeito no equilíbrio do organismo, reduzindo a adstringência do café", refere o Sommelier. O seu gás, consistente e de proveniência natural, alivia a sensação de secura na boca. O conteúdo rico em minerais da Água das Pedras exalta o corpo do café e as suas propriedades sensoriais. "No paladar, não anula o sabor do café e valoriza as suas características gustativas. Enriquece a experiência do consumidor", afirma Antunes da Silva.

O facto de se tratar de uma água mineral natural gasocarbónica, torna-a singular. "É uma fonte considerável de minerais, com benefícios nutricionais e um enorme potencial à mesa, trazendo um acrescento de hidratação nesta combinação com o café." Nas águas gasocarbónicas, o gás nasce com a água e integra a composição de minerais, atuando com uma leveza e equilíbrio únicos, na boca e no contacto com outros sabores, reduzindo os níveis de acidez. Ao contrário das águas gaseificadas ´com gás´adicionado artificialmente, que são menos ricas em minerais e deste ponto de vista nutricional e de harmonização. 

 

UMA TENDÊNCIA

Na Europa, quando pedimos um café trazem-nos um copo de água com gás a acompanhar. Pedras está a investir cada vez mais no momento do café, permitindo-lhe aumentar o número de atos de consumo e desmistificar velhos mitos que associam o consumo de águas gasocarbónicas apenas a momentos de indigestão. Para além das funções terapêuticas, Pedras é reconhecida por especialistas como uma água gourmet, com valor acrescentado no plano gastronómico e em momentos de refrescância como o consumo em esplanada, que tem vindo a crescer. 

 

OPINIÃO DOS CONSUMIDORES

"A melhor combinação", "Café e Água das Pedras é muito bom", "Combinação perfeita", "Adoro esta conjugação", são alguns feedbacks de consumidores nas redes sociais. A estratégia da marca assenta na complementaridade das plataformas e conceitos de comunicação. A aposta no digital é transversal e serve de apoio às ações no canal Horeca. A presença na televisão é cirúrgica, com o ´Product Placement´: colocamos Pedras & Café em cenas de esplanada nas novelas, com personagens heterogéneas, procurando atingir um público abrangente. Da plataforma digital à televisão e on trade, o importante é a ligação entre canais. Essa é a premissa de sucesso.



"A VISIBILIDADE É O EIXO FUNDAMENTAL DA NOSSA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO"

Pedras criou o Menu Pedras & Café para motivar o consumidor a experimentar esta combinação e para aumentar o ticket médio do ponto de venda. "Ainda existem pessoas que pedem um copo de água da torneira para acompanhar o café. Com este menu, o ponto de venda oferece ao consumidor uma experiência de valor acrescentado, correspondendo a uma necessidade do mercado", afirma Patrícia Pimenta, channel development, área comercial do Super Bock Group.

"A visibilidade é o eixo fundamental na nossa estratégia de comunicação e tem vindo a evoluir de um ponto de vista convidativo e envolvente", refere a responsável. A marca comunica o Menu Pedras & Café com bases de copos com suporte em madeira, que inspiram ao colecionismo. Decora pontos de venda selecionados com peças criativas, desde ´Table Tents´ para exposição no balcão e outras criatividades colocadas em pontos estratégicos de visibilidade. Reforça a aposta em materiais únicos e diferenciadores, criados à medida da ocasião, como as cadeiras ´sentado em pé´ e uma mesa ´recortada´ da natureza, que atraem a atenção para uma pausa.

 

"Também desenvolvemos, em 2018, ativações a 360º [experiências de realidade virtual em cafés, quiosques de centros comerciais e cafetarias icónicas], fomentando o envolvimento com os consumidores e pontos de venda. Pretendemos criar massa crítica nos clientes, contribuindo para ganharem vocabulário sobre o tema e se consciencializarem da relevância deste momento de consumo na faturação da Casa. Desde que começámos a promover o menu, em 2016, com visibilidade e ativações, a ocasião já triplicou. O objetivo continua a ser dar escala a um momento de consumo enraizado na rotina dos portugueses", sublinha Patrícia Pimenta.

 

USINA: "PEDRAS ENALTECE O SABOR DO CAFÉ"

"A experiência de realidade virtual de Pedras foi extremamente agradável e relevante para o nosso cliente. Comprovámos que acompanhar o café com Pedras enobrece o momento de consumo", refere Diogo Martins, Diretor de Operações do Usina.

Materiais de visibilidade: "gosto particularmente das cadeiras ´sentado em pé´. A sensação é muitíssimo agradável e permite-me descontrair por breves instantes, tomar café com uma Água das Pedras e seguir para o trabalho", revela o responsável.

"Com a ajuda das promotoras, conseguimos dar a provar esta combinação a um público mais abrangente, desmistificando a experiência e aumentando o consumo", conclui o Diretor de Operações.

Emanuel Silva, Chef de Cozinha do Usina, destacou Pedras como "a melhor bebida para a habitual pausa do café". 

 

ARCÁDIA: "COM O MENU PEDRAS & CAFÉ, CRESCEMOS 15% NA VENDA DE ÁGUA DAS PEDRAS"

"Não temos mais nenhuma água gaseificada. Pedras é natural e única. Liga com o nosso posicionamento e com os nossos produtos, também eles naturais", sublinha Armindo Dias, diretor geral da Arcádia. Com a ativação Pedras & Café, "crescemos 15% na venda de Água das Pedras. As vendas dispararam e o volume persistiu acima da média mesmo após as ações. Sentimos um efeito continuado pelo facto desta combinação resultar tão bem", reforça o responsável. Há clientes fidelizados a procurar o menu Pedras & Café diariamente. "Com este tipo de iniciativas, aumentamos de forma significativa a nossa receita média", revela.

"Valorizamos a criação de peças personalizadas." A utilização de materiais de visibilidade, como neste caso os Tablet Tents que comunicam no balcão, "faz toda a diferença nas vendas", destaca o diretor geral. 

IDEIAS FORTES

"Na combinação com o café, Pedras atua como um complemento perfeito no equilíbrio do organismo? Antunes da Silva, Sommelier Super Bock Group
O momento do café continua a ser a principal ocasião de consumo para a categoria de águas com gás. Pedras & Café é um hábito enraizado e uma tendência
A visibilidade e comunicação de Pedras tem contribuído para aumentar a frequência de consumo desta combinação natural