O Menu Autêntico do Super Bock Group é uma plataforma que consiste na criação de menus digitais sem custos para os pontos de venda. Cinco meses volvidos desde o seu lançamento, “o impacto nos estabelecimentos é positivo”. A sua versão personalizável motiva a adesão dos espaços. “Queremos continuar a introduzir novidades e a ouvir os nossos clientes no processo de evolução da plataforma”, sublinha Patrícia Pimenta, Channel Development do Super Bock Group.

 

O Menu Autêntico, acessível por Qr Code, surgiu na ´emergência´ da fase de desconfinamento para dar resposta prática ao impacto do novo Coronavírus no canal Horeca e às normas em vigor da Direção-Geral da Saúde face aos menus tradicionais. Após um período de experimentação, evoluíu de um modelo estático para uma plataforma digital dedicada, altamente personalizada, capaz de refletir o espírito de cada ponto de venda.

“Ao fim de quase cinco meses no mercado, o balanço que fazemos é positivo. A nossa plataforma tem sabido moldar-se às especificidades de cada cliente. É uma ferramenta dinâmica, evolutiva, que tem interagido com os estabelecimentos para aprender, compreender, ouvir e ajudar, reforçando valores de proximidade e parceria”, refere Patrícia Pimenta, Channel Development do Super Bock Group.

Da exceção à regra, “permitimos a personalização quase completa do Menu Autêntico. Ouvimos os nossos clientes e realizámos várias integrações que preenchem necessidades e preferências”, sublinha Margarida Grave, Channel Development, On Trade, do Super Bock Group. “Os gestores ou proprietários podem personalizar o menu com a essência e identidade do seu restaurante”: desde alterar a imagem de capa por uma foto do estabelecimento ou de um dos seus melhores pratos; selecionar o produto Super Bock que mais se identifica com o seu espaço; escolher uma cor ou textura para a imagem de fundo ou ainda alterar a cor dos botões, entre outras funcionalidades de edição. “É a ação e o interesse dos restaurantes nas opções da plataforma que confirmam o trajeto bem-sucedido do Menu Autêntico até ao momento. Queremos continuar a introduzir novidades e a ouvir os nossos clientes”, reforça Patrícia Pimenta.

A curto, médio e longo prazo, o menu digital permite ao restaurante poupar tempo e dinheiro. “Poupa nos custos de impressão e ganha na facilidade de atualização diária do seu menu, permitindo alterar preços, acrescentar ou retirar pratos de forma simples e eficiente. É uma gestão imediata e instantânea, na palma da mão”, destaca Margarida Grave.

“Era preciso uma solução flexível, consistente e bem estruturada para acompanhar a tendência e o tempo em que vivemos. A plataforma acrescenta valor e segurança ao dia-a-dia do nosso cliente, projetando-se como uma ferramenta de futuro”, conclui Patrícia Pimenta.

 

JÚLIO FERNANDES, RESTAURANTE D´BACALHAU: “O MENU AUTÊNTICO MELHORA O SERVIÇO DO RESTAURANTE”

 

“O Menu Autêntico foi pensado para o presente e para o futuro. É uma solução inovadora, completa, criada com critério e com uma premissa fundamental: a autonomia na atualização e personalização do nosso menu”, destaca Júlio Fernandes, um dos proprietários e Chef Executivo do Restaurante D´Bacalhau, em Lisboa, e Vice Presidente da AHRESP.

“Com o Menu Autêntico conseguimos facilmente atualizar o prato do dia todos os dias, acrescentar produtos novos, como o nosso magnífico arroz doce, ou rever sabores sazonais como as variantes da gama de cervejas especiais Super Bock Selecção 1927. Na apresentação do menu, a possibilidade de adicionar imagens dos nossos produtos e de aceder ao menu em diferentes idiomas diria que são aspetos decisivos. É claramente um desenvolvimento em linha com as necessidades da restauração”, afirma o Chef Executivo.

O Vice Presidente da AHRESP reforça ainda que “o Menu Autêntico melhora o serviço do restaurante, motivando processos de atendimento mais eficientes. O Qr Code está na mesa de uma forma visualmente apelativa e as pessoas apenas têm de apontar o telemóvel para visualizarem a carta da casa. O Super Bock Group ouviu os seus parceiros no processo de construção da ferramenta e isso é fundamental. É o tipo de ação que acrescenta valor e reforça a nossa parceria”.

O Restaurante D´Bacalhau “fez o seu caminho. É uma casa com 10 anos, o único restaurante em Portugal onde podemos degustar quatro maneiras diferentes de confecionar o bacalhau de uma só vez.” Júlio Fernandes é um dos proprietários e Chef Executivo do restaurante, é Chef Consultor de vários restaurantes, professor na Universidade Europeia em Gastronomia Criativa, Vice Presidente da AHRESP e membro do Turismo de Lisboa e Vale do Tejo.

 

RUI BARROS, GUINDALENSE FUTEBOL CLUBE: “A ACEITAÇÃO DOS CONSUMIDORES TEM SIDO MUITO BOA”

 

“O Menu Autêntico é uma mais valia para o Guindalense Futebol Clube e para todos os serviços de bar. É uma ferramenta gratuita, útil na gestão da nossa atividade e com processos intuitivos. Sem dúvida, uma solução que veio para ficar”, realça Rui Barros, Presidente da Direção do Guindalense Futebol Clube.

“É uma tecnologia que traz mais comodidade para os nossos clientes e promove uma organização e comunicação mais eficaz para os estabelecimentos. Permite visualizar os nossos produtos no conforto da esplanada através dos Qr Codes que temos expostos em todas as mesas. Quando o cliente se desloca ao balcão já sabe que produtos vai consumir e esta gestão para nós é importante. A aceitação dos consumidores tem sido muito boa.”

Ainda de um ponto de vista de gestão, organização e comunicação, “é uma solução que nos permite gerir a ementa facilmente. A atualização de novos pratos é instantânea. Isto é o futuro, quer pela tendência digital, quer pela redução da pegada ecológica associada à poupança de papel.”

“É ainda uma ferramenta que reforça a proximidade entre parceiros, mas também com os clientes. O facto de podermos personalizar o nosso menu torna-o menos distante e mais familiar para quem nos visita. O Super Bock Group é o nosso parceiro nº 1 e ambicionamos continuar a inovar em parceria na gestão do negócio.”

O Guindalense Futebol Clube é uma coletividade sediada no coração da cidade do Porto, na freguesia da Sé. “É uma coletividade que transmite os seus valores enquanto clube a quem nos visita, o espaço ideal para quem procura as verdadeiras essências do Porto.”

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Como funciona o Menu Autêntico?

É uma tecnologia que permite disponibilizar a ementa do restaurante através de um QR Code. Não exige um software específico nem a instalação de uma APP e é elegível para os sistemas operativos IOS e Android. O consumidor aponta a câmara do telemóvel ao QR Code e tem acesso imediato ao menu do restaurante.

É gratuito?

Sim.

Posso adicionar o logótipo do meu restaurante no Menu Autêntico?

Sim. A plataforma permite personalizar o seu menu digital.

Recebemos materiais de visibilidade com o Qr Code para colocar no restaurante?

Sim, pode escolher, sem custos, materiais de visibilidade com o Qr Code. Também pode guardar o Qr Code para imprimir quando e onde quiser.

Como registar o meu ponto de venda para obter a plataforma?

Para aderir registe-se em https://menuautentico.pt/signup. O processo é simples e rápido.

 

Para mais informações contacte o seu comercial.