No tema do desperdício alimentar nos pontos de venda, inovar significa otimizar e rentabilizar a produção. Com efeito, a renovação e o desenvolvimento de parcerias com uma ´postura verde´ fazem a diferença no compromisso sustentável de um restaurante. Já conhece a app Too Good To Go?

 

A aplicação Too Good To Go já evitou o desperdício de mais de 125.000 refeições desde outubro 2019 - o equivalente a menos cerca de 250 toneladas de CO2 libertadas para a atmosfera. A entidade de cariz social propõe-se a reduzir e rentabilizar o excedente diário de um estabelecimento. De que forma? Através da revenda e compra de alimentos em perfeitas condições de consumo, que não foram vendidos ou canalizados para outros fins. Para o ponto de venda é uma oportunidade de escoar excedente que se iria transformar em desperdício, reduzindo a sua pegada ecológica e otimizando a sua operação.

 

Reduz a pegada ecológica para um mundo mais sustentável
Atrai novos clientes
Rentabiliza o excedente do seu restaurante

 

COMO FUNCIONA?

O consumidor descarrega a aplicação Too Good To Go, disponível de forma gratuita para IOS e Android; de seguida escolhe um dos estabelecimentos disponíveis; seleciona o número de ´Magic Boxes´ [caixas surpresa] que pretende salvar - que varia de estabelecimento para estabelecimento -; e recolhe a sua refeição. O pagamento é feito através da aplicação e o recibo é gerado na altura da recolha.

 

O DESPERDÍCIO ALIMENTAR EM NÚMEROS

Segundo o PERDA – Projeto de Estudo e Reflexão sobre Desperdício Alimentar, estima-se que os Portugueses deitam para o lixo, por ano, um milhão de toneladas de alimentos, em média 132 quilos de comida anualmente, por pessoa.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), um terço de toda a produção alimentar humana é desperdiçada.
Na Europa, cerca de 88 milhões de toneladas de alimentos são desaproveitados anualmente, com um custo associado de 143 mil milhões de euros.
Uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030 é reduzir para metade o desperdício de alimentos per capita a nível do retalho e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e de abastecimento.

 

TOO GOOD TO GO EM PORTUGAL E NO MUNDO

A Too Good To Go surgiu em Portugal em finais de outubro de 2019 e conta atualmente com uma comunidade de 265.008 utilizadores e 1057 parceiros, desde restauração até grandes grupos da indústria alimentar. A aplicação está disponível nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, no Algarve e mais recentemente nas cidades de Braga e Coimbra. A nível global, está presente em 15 países e conta com uma comunidade de 25,3 milhões de utilizadores e mais de 50 mil estabelecimentos - já evitou o desperdício de mais de 45 milhões de refeições, o equivalente a cerca de 107 mil toneladas de CO2.

Mais informações:

https://toogoodtogo.pt/pt/business