No tema do desperdício alimentar nos pontos de venda, inovar significa otimizar e rentabilizar a produção. Com efeito, a renovação e o desenvolvimento de parcerias com uma ´postura verde´ fazem a diferença no compromisso sustentável de um restaurante. Já conhece a app Too Good To Go?
A aplicação Too Good To Go já evitou o desperdício de mais de 125.000 refeições desde outubro 2019 - o equivalente a menos cerca de 250 toneladas de CO2 libertadas para a atmosfera. A entidade de cariz social propõe-se a reduzir e rentabilizar o excedente diário de um estabelecimento. De que forma? Através da revenda e compra de alimentos em perfeitas condições de consumo, que não foram vendidos ou canalizados para outros fins. Para o ponto de venda é uma oportunidade de escoar excedente que se iria transformar em desperdício, reduzindo a sua pegada ecológica e otimizando a sua operação.
COMO FUNCIONA?
O consumidor descarrega a aplicação Too Good To Go, disponível de forma gratuita para IOS e Android; de seguida escolhe um dos estabelecimentos disponíveis; seleciona o número de ´Magic Boxes´ [caixas surpresa] que pretende salvar - que varia de estabelecimento para estabelecimento -; e recolhe a sua refeição. O pagamento é feito através da aplicação e o recibo é gerado na altura da recolha.
O DESPERDÍCIO ALIMENTAR EM NÚMEROS
TOO GOOD TO GO EM PORTUGAL E NO MUNDO
A Too Good To Go surgiu em Portugal em finais de outubro de 2019 e conta atualmente com uma comunidade de 265.008 utilizadores e 1057 parceiros, desde restauração até grandes grupos da indústria alimentar. A aplicação está disponível nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, no Algarve e mais recentemente nas cidades de Braga e Coimbra. A nível global, está presente em 15 países e conta com uma comunidade de 25,3 milhões de utilizadores e mais de 50 mil estabelecimentos - já evitou o desperdício de mais de 45 milhões de refeições, o equivalente a cerca de 107 mil toneladas de CO2.
Mais informações: