O seu restaurante está presente na maior comunidade de vídeos online do mundo? O YouTube, fundado em 2005, é uma das redes sociais indicadas para a criação de estratégias de fidelização e reputação online. É a plataforma ideal para a publicação de vídeos que contem histórias interessantes sobre o seu negócio.

 

PORQUE É QUE A PRESENÇA DO SEU RESTAURANTE NO YOUTUBE FAZ SENTIDO?

 

É UM MOTIVO PARA ESTAR AO LADO DA TENDÊNCIA DA COMUNICAÇÃO

O formato “vídeo” é um dos meios de comunicação mais apelativos junto do público e uma forma de gerar valor para o seu negócio.

 

MAIS VISIBILIDADE E POSICIONAMENTO NAS PRIMEIRAS PÁGINAS DO GOOGLE

A presença no YouTube ajuda a posicionar o seu restaurante nas primeiras páginas de pesquisa do Google [empresa detentora da plataforma de vídeo]. Através do YouTube o seu negócio será, certamente, mais conhecido, mais recordado e mais procurado. Para isso, é necessário otimizar os seus vídeos com títulos, tags e descrições de vídeo eficazes [explore os cursos e vídeos formativos neste link: https://creatoracademy.youtube.com/page/home].

 

MAIS DE DOIS BILHÕES DE UTILIZADORES

O YouTube é, atualmente, o segundo maior motor de pesquisa do mundo, a seguir ao Google, sendo um dos sites mais acedidos também em Portugal. Alcance global: mais de dois bilhões de utilizadores estão conectados ao YouTube todos os meses. Diariamente, as pessoas assistem a mais de um bilhão de horas de vídeo e geram bilhões de visualizações. Mais de 70% do tempo de exibição do YouTube vem de dispositivos móveis.

 

INTERATIVIDADE

A interatividade é uma das dinâmicas desta rede social. O YouTube permite conquistar reconhecimento, atrair clientes e estreitar o relacionamento com o seu público através da interatividade com os seus vídeos. Exemplo: crie um vídeo com o menu de verão do seu restaurante e pergunte aos consumidores o que acrescentariam à carta. Este envolvimento ajuda a fidelizar a sua audiência.

 

COMO ESTAR PRESENTE COM O MEU RESTAURANTE NO YOUTUBE?

 

PASSO A PASSO

1. Crie um Canal de YouTube do seu restaurante

    • Utilize a mesma identidade/marca na foto de capa e de perfil que utiliza em outras redes sociais. Esta uniformização é fundamental numa estratégia integrada de social media.

 

    • Complete o mais possível o seu perfil para gerar credibilidade e fortalecer a confiança junto do público. O preenchimento adequado de todos os campos vai permitir direcionar o seu negócio, gerando uma audiência mais qualificada para o seu Canal.

 

    • Adicione links ao seu Canal. Direcione o seu público para o site do seu restaurante.
 

Para criar um Canal YouTube: https://support.google.com/youtube/answer/1646861?hl=pt

 

2. Grave vídeos com conteúdo de qualidade

    • Experimente a câmera do seu smartphone. Já existem telemóveis com câmeras excelentes para vídeo. Mas mais importante que o equipamento é investir em conteúdo relevante! A tendência são vídeos curtos e com conteúdo de qualidade. [Partilhamos abaixo algumas ideias e insights]. Não se esqueça de adicionar um call to action aos seus vídeos a remeter o público para o seu site e/ou a convidar para subscrever o seu Canal.

 

3. Partilhe os seus vídeos em todas as redes sociais do seu restaurante

 

IDEIAS E INSIGHTS

Que tipo de vídeos pode criar para o seu Canal no YouTube? Os tutoriais ou os temas que podem ser desenvolvidos em registo de séries funcionam na perfeição nesta rede social.

 

Crie vídeos [séries] com sugestões de harmonização do Chef: preparação de menus especiais para acompanhar as cervejas do seu portfólio.

 

Publique uma entrevista com o Chef do restaurante sobre os cuidados e boas práticas na preparação e confeção dos alimentos. Destaque o profissionalismo e qualidade da equipa e das instalações.

 

Publique testemunhos de clientes e influenciadores convidados sobre a experiência de consumo no restaurante.

 

Crie um vídeo com o fundador do negócio. Conte a história do restaurante: como tudo começou, o percurso, curiosidades, as figuras emblemáticas que já marcaram presença no espaço (…)

 

Divulgue eventos e iniciativas realizados no seu restaurante.
 

10 princípios básicos do YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=6R6UO_a34FM/

 

Vídeos formativos sobre como maximizar o negócio com o YouTube:

https://creatoracademy.youtube.com/page/home/

 

Suporte/Ajuda YouTube: https://support.google.com/youtube?#topic=9257498

 

Mais sobre o YouTube: https://www.youtube.com/intl/pt-BR/about/