O cenário atual, marcado pelo vírus SARS-CoV-2, exige cuidados redobrados não só com a higiene, mas também com a alimentação. Comprovado cientificamente, já é um raciocínio de senso comum: o consumo adequado de alimentos saudáveis contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, para a manutenção e a recuperação da saúde! Promova no seu restaurante a importância de um estilo de vida saudável.

Todos os anos, centenas de artigos em todo o mundo ecoam as tendências alimentares para o ano seguinte. São promovidos estudos e eventos sobre os alimentos da moda, a moda das dietas e o futuro da alimentação. Antes de anteciparmos as tendências alimentares para 2021, vamos destacar (a preceito!) alguns princípios comuns adotados por Chefs e restaurantes na promoção de um ecossistema saudável, em resposta a uma economia atormentada por desperdícios e a propósito do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis que se celebrou no dia 8 de novembro.

 

COZINHA SAUDÁVEL: PRINCÍPIOS COMUNS

São cada vez mais os Chefs que fazem questão de trabalhar com produtos frescos e próprios da estação. Valorizar a sazonalidade dos produtos, com produtores locais que honram a terra, eleva a cozinha saudável a outro nível.
É unanime (mais ainda com a pandemia!) a importância de evitar comprar produtos do outro lado do mundo para reduzir a pegada ecológica e ao mesmo tempo enobrecer os produtos nacionais, de qualidade única, tais como os enchidos do Alto Barroso, a farinha da zona oeste, onde ainda se encontra a tradição do moleiro, ou os queijos da Serra da Estrela, só para citar uma ínfima parte.
A transparência na origem dos produtos é uma necessidade crescente. Hoje em dia, os consumidores estão altamente conscientes de um ponto de vista social e dão prioridade às cozinhas com uma abordagem ética e cultura ecológica, que se preocupam com o meio ambiente e adotam políticas de reciclagem. É cada vez mais importante satisfazer os seus clientes não só através do paladar, mas também através do seu estilo de vida. Comprar e ser sustentável é já um estilo de vida para várias pessoas.
O consumidor saudável escolhe minuciosamente os produtos que consome. Quando visita um restaurante, procura uma experiência que lhe transmita confiança, segurança e bem-estar.

 

3 INGREDIENTES BASE PARA UMA CONFEÇÃO MAIS SAUDÁVEL

  1. Produtos naturais, sem aditivos ou pouco processados. Os consumidores estão atentos à composição dos alimentos que compram.
  1. Menos quantidade de açúcar refinado.
  1. Menos proteínas de origem animal e mais de origem vegetal.

 

UM MENU SAUDÁVEL NÃO É SINÓNIMO DE PRATOS SEM SABOR. INSPIRE-SE EM HÁBITOS ALIMENTARES SÃOS DE RESTAURANTES DE NORTE A SUL DO PAÍS

Sopas de beterraba ou abóboras recheadas com leguminosas, arroz integral e frutos secos.
Quiches sem natas, empadas caseiras com massa semi-integral e wraps vegetarianos.
Bitoque com bife de peru grelhado e ovo escalfado.
Francesinhas vegan ou lasanha de bróculos.
Saladas compostas: noz pecan, beterraba e abacate, por exemplo.
Cookies saudáveis, panquecas de aveia (sem açúcar) ou cheesecakes com base de frutos secos e coco.

 

DICAS PARA PROMOVER A COZINHA SAUDÁVEL DO SEU RESTAURANTE

Foto artística. Desafie o seu Chef a criar um prato visualmente artístico, com vegetais, frutas e sementes, para divulgar nas redes sociais do restaurante e chamar a atenção dos seus fãs. Inclua os ingredientes que compõem o prato: os clientes saudáveis valorizam a transparência e o conhecimento das propriedades nutricionais dos alimentos.
Ação promocional nas redes sociais. Pode aproveitar a imagem artística criada pelo seu Chef, ou outra, e desenvolver uma ação promocional no Facebook, convidando os seus seguidores a pôr um like na foto, a partilhar uma frase criativa sobre alimentação saudável e a identificar três amigos, habilitando-se a ganhar uma refeição para 2 pessoas.
Influencers Healthy. Convide influenciadores saudáveis ou figuras ligadas à tendência saudável para visitarem o seu restaurante, especialmente nutricionistas, coaches de alimentação ou amantes do fitness, por exemplo (…). Ofereça um menu de degustação e desafie os influenciadores a partilharem nas suas redes sociais a sua experiência com o objetivo de impactar os seus seguidores.
Menus de degustação “desperdício zero”. Crie menus de degustação com o conceito “desperdício zero”, com pratos confecionados a partir do reaproveitamento de alimentos.
Showcookings. Prepare e realize showcookings ao vivo com o Chef do restaurante, onde confeciona entradas saudáveis a partir do reaproveitamento das sobras da véspera.

 

A cozinha saudável é uma tendência em crescimento!