A imagem de marca do TikTok são as danças coreografadas para reprodução instantânea, que rapidamente se tornam virais. A rede social mais em voga atualmente tem registado uma ascenção astronómica e despertou o interesse de marcas e empresas, desafiando o monopólio dos gigantes Facebook [Facebook, Instagram e Whatsapp] e Google [Gmail, Youtube].

 

As marcas comunicam onde estão as pessoas. O TikTok, pelo impacto gigante que tem tido, é uma ferramenta a considerar!

 

Criada para o mercado chinês, onde está presente desde 2016 com o nome Douyin, a rede social internacionalizou-se com o nome TikTok em 2017, com um total de 800 milhões de utilizadores globais [dados DataReportal - Global Digital Insights].
Foi o 2º aplicativo com mais downloads do mundo em 2019, a seguir ao WhatsApp. No segundo semestre de 2018 já tinha sido o aplicativo com mais downloads na Google Play Store nos EUA.
90% dos utilizadores utilizam o TikTok várias vezes por dia.

 

TIKTOK NO MUNDO

[Dados Lisbon Digital School]

Está presente em 155 países
Regista 1,7 biliões de utilizadores
56% de mulheres VS 44% de homens
Tempo de utilização: 66 minutos por dia e 13 aberturas da app por dia

 

TIKTOK EM PORTUGAL

[Dados Lisbon Digital School]

1,8 milhões de utilizadores
Em tempo de pandemia cresceu 36% desde fevereiro e registou 500 mil novos utilizadores em dois meses
65% de mulheres VS 35% de homens
Tempo de utilização: 50 minutos por dia e 7 aberturas da app por dia

 

O mercado está cada vez mais fragmentado e repleto de nichos. O TikTok é atualmente uma das redes sociais favoritas do público mais jovem, especialmente da Geração Z. É um espaço de partilha privilegiado, dominado essencialmente por micro-influenciadores, com taxas de interação muito elevadas.

 

  • Com recurso a filtros, música ou efeitos, a plataforma permite a criação de vídeos curtos [de 15 a 60 segundos], reproduzidos de forma automática. É uma rede social dinâmica, que vive muito à base de coreografias.
    • O conteúdo criado no TikTok pode ser partilhado noutras redes sociais, ganhando, assim, uma visibilidade exponencial.

 

“A FAIXA ETÁRIA DO TIKTOK ESTÁ A MUDAR”

Contrariando a ideia de que o TikTok seria apenas uma moda entre os adolescentes, “a faixa etária da rede social está a mudar e já há muitos adultos a participar”, sublinhou Cristina Figueira [In: Diário de Notícias], digital account manager da Azerion, empresa que gere a comercialização de publicidade em plataformas e jogos. “Em Portugal, o TikTok regista cerca de 34% de utilizadores entre os 14 e os 18 anos e 39% dos 19 aos 24 anos" [dados de fevereiro deste ano].

 

TIKTOK NOS PLANOS DE MARKETING DE INFLUÊNCIA DAS MARCAS

Os jovens têm cada vez mais influência no comportamento dos adultos. Há marcas a apostar estratégicamente no TikTok para atingirem os seus targets e as campanhas aumentam à medida que a plataforma se torna mais popular.

 

COMO É QUE UM PONTO DE VENDA PODE UTILIZAR O TIKTOK?

1. Pode criar o seu próprio canal e carregar vídeos relevantes.

2. Pode trabalhar com influenciadores para aumentar a visibilidade do seu espaço.

3. Pode pagar para anunciar no TikTok. A rede social possui uma plataforma designada de TikTok Ads para publicar os seus anúncios. Clique aqui

4. Pode criar o seu canal e trabalhar com influenciadores, numa estratégia integrada.

IDEIAS E INSIGHTS

Hashtags challenges. Os desafios são uma das atrações principais da comunidade TikTok. Promova desafios no seu canal ou através de influenciadores, associando uma hashtag ao nome do desafio. Exemplo: #amelhorsaladadeverão. Incentive o público a criar um menu saudável de verão com base na carta do seu restaurante, a filmarem e compartilharem a experiência…e por fim a degustarem no seu restaurante.
Para além das danças com coreografia, o TikTok está repleto de vídeos de criadores de conteúdo com os mais diversos assuntos. Pode promover experiências online, no seu canal ou através de influenciadores, para aumentar a visibilidade do seu ponto de venda, desde:
  • Uma aula de harmonização cervejeira com o Chef do restaurante, onde partilha as melhores harmonizações e apresenta a sua carta de Cervejas.
  • Uma aula com o Sommelier de vinhos do restaurante, onde apresenta a carta de vinhos do estabelecimento.
  • Faça vídeos dos eventos de música ao vivo que realizar no seu restaurante e partilhe com os seus seguidores.
  • Mostre o dia a dia dos seus profissionais, enaltecendo o nível de qualidade do seu serviço.

 

 

A criatividade é o ponto-chave para uma estratégia bem-sucedida no TikTok. A presença das marcas deve seguir uma linha orientadora: os conteúdos devem ser pensados de raiz para esta rede e devem ser curtos, divertidos, rápidos e imediatos.

 

Crie aqui uma conta no TikTok

Efetue aqui o download da APP TikTok

 

Fontes: Lisbon Digital School; Diário de Notícias; DataReportal - Global Digital Insights