Um ponto de venda certificado ganhou, no contexto atual, um significado transcendente pela confiança que gera nos consumidores. Através de uma parceria crescente de setores, num espírito de união de esforços, o mercado multiplica ações com vista à recuperação progressiva da confiança do consumidor. É exemplo a mais recente certificação Five Stars | Safe Spot, que distingue restaurantes e hotelaria que cumprem as regras recomendadas pelas autoridades de saúde e que, para além de um espaço seguro, são reconhecidos como “excelentes para o turismo”.

Depois do Selo “Clean & Safe” do Turismo de Portugal, surgem outras certificações, numa altura em que “Confiança” é a palavra de ordem para a retoma da economia.

 

FIVE STARS I SAFE SPOT: NOVA CERTIFICAÇÃO DISTINGUE ESTABELECIMENTOS SEGUROS E “EXCELENTES PARA O TURISMO”

 

O Five Stars I Safe Spot resulta de uma parceria entre o Prémio Cinco Estrelas e o Bureau Veritas. A certificação consiste na identificação do estabelecimento como seguro e a marca como excelente para o turismo, conjugando a certificação sanitária com uma metodologia de avaliação da experiência do consumidor.

 

Os espaços candidatos a receber a certificação são submetidos a duas avaliações:

 

Numa primeira fase, é feita uma avaliação sanitária no ponto de venda, por parte da entidade Bureau Veritas, seguindo uma ´checklist´ para validar todos os requisitos recomendados pela Organização Mundial da Saúde e pela Direção-Geral da Saúde. É realizada uma auditoria documental e presencial para aferir a implementação das medidas de prevenção.

 

Numa segunda fase, o Prémio Cinco Estrelas realiza a avaliação de marca. Através de inquéritos de satisfação e de um estudo de mercado, afere a satisfação e a percepção da marca/espaço junto do consumidor.

 

“Estão envolvidas entidades especializadas que atestam, certificam, que o espaço cumpre todos os requisitos de segurança e higiene. O processo de elaboração de ´checklist´ e de auditorias tem como objetivo ajudar as empresas na implementação prática das medidas de segurança e higiene, na prevenção da Covid-19.” [Débora Silva e Ana Lourenço, fundadoras do Prémio Cinco Estrelas, em entrevista à Marketeer]

Mais informações: https://cinco-estrelas.pt/five-stars-safe-spot/

 

PORTUGAL FOI O PRIMEIRO PAÍS EUROPEU A RECEBER O SELO «SAFE TRAVELS»

 

O World Travel & Tourism Council (WTTC) criou um Selo mundial de garantia para o turismo e Portugal foi o primeiro país europeu a ser distinguido!

O Selo «Safe Travels» tem como objetivo “reconhecer destinos que cumprem protocolos de saúde e higiene alinhados com os Protocolos de Viagens Seguras emanados pelo WTTC, fomentando a confiança nos consumidores”, explica o Ministério de Estado, da Economia e Transição Digital, em comunicado.

O WTTC publicou ainda orientações para diferentes setores poderem obter o Selo, como a restauração, comércio de rua, aviação, aeroportos, centros de congressos, de reuniões e eventos.

O Selo pode ser adquirido no site do World Travel & Tourism Council: https://wttc.org/COVID-19/SafeTravels-Stamp-and-Assets

 

Exiba as suas certificações no seu site e em posts nas suas redes sociais.