O novo Coronavírus tem afetado significativamente a rotina dos consumidores e dos negócios a nível mundial. Num período de retoma, não há um manual com todas as respostas para um cenário tão dinâmico como o atual. Vivemos tempos de incerteza, onde é ainda mais importante analisarmos dados, reunirmos experiências e fundamentarmos sugestões sobre as práticas e ferramentas mais eficazes para o negócio.

 

"O TAKE-AWAY TERÁ UM PAPEL DE GRANDE DESTAQUE NA RETOMA DOS RESTAURANTES"

Empenhada em apoiar o setor da restauração no processo de adaptação às novas realidades do mercado, a APHORT tem vindo a sensibilizar os restaurantes, através de mesas associativas e fóruns de discussão, para uma nova perspetiva associada ao serviço de take-away: “uma atividade que, tendencialmente, terá um papel de grande destaque na retoma dos estabelecimentos”, defende a Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo.

“O take-away e o delivery devem ser pensados e planeados como uma solução criativa e financeiramente viável para alavancar as vendas do restaurante. O desenvolvimento destas modalidades de serviço deverá ser abordado, não como uma forma de resposta imediata à pandemia, mas como um novo paradigma de negócio, fundamental aos novos tempos que se avizinham.”

Para além da necessidade da adoção dos cuidados de higiene e segurança exigidos para a realização destas atividades, é importante construir uma experiência satisfatória e diferenciadora junto dos clientes. A APHORT está, em conjunto com as empresas de restauração, a preparar soluções para orientar os restaurantes neste contexto. [Mais informações contacte a APHORT – www.aphort.com]

 

“70% DOS CONSUMIDORES VÃO CONTINUAR A UTILIZAR OS SERVIÇOS DE DELIVERY E TAKE-AWAY COM FREQUÊNCIA”

Segundo um estudo recente da CGA no Reino Unido [empresa que produz vários relatórios regulares sobre o setor de alimentos e bebidas, incluindo o Market Growth Monitor, Foodservice Price Index and Business Confidence Surveys], entre os consumidores que pediram delivery pela 1ª vez ou fizeram mais pedidos que o habitual, 60% afirmam que vão continuar a solicitar entregas ao domicílio com frequência e 70% a utilizar o delivery e take-away. Paralelamente à retoma do serviço presencial.

https://www.cga.co.uk

 

AS MELHORES PRÁTICAS DIGITAIS NO TAKE-AWAY E DELIVERY

A pandemia de Covid-19 acelerou a transformação digital, posicionando a internet como a principal ligação entre negócios e pessoas. Plataformas como a Google, o Facebook, o Instagram, o Messenger ou o WhatsApp são verdadeiras ferramentas de marketing que fazem a diferença numa estratégia integrada de comunicação.

 

APPS

Mais take-away, mais serviços de entrega e mais apps mobile. “O tempo médio semanal de utilização de apps aumentou 20% no primeiro trimestre de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado.” [Think with Google: App Annie, Global, telefones com Android, primeiro trimestre de 2020]

Na era da tecnologia e no contexto atual marcado pelo vírus SARS-CoV-2, o fenómeno das apps mobile combinam a necessidade de conveniência com as preocupações de segurança e saúde, contribuindo para prevenir filas à porta dos restaurantes, tempos de espera e pagamentos mais práticos. É essencial disponibilizar o seu negócio através de um aplicativo próprio ou em parceria com entidades como Uber Eats, Glovo, TheFork ou Zomato.

Partilhamos o exemplo da Zomato neste artigo:

  • Desenvolveu recentemente a funcionalidade de encomendar take-away na app Zomato para os restaurantes aderentes;
  • Disponibiliza o Contactless by Zomato que inspira confiança numa ida ao restaurante: inclui menu digital [basta fazer o scan de um código QR na mesa para explorar o menu do restaurante], pedido digital [através da app] e pagamento digital [app]. Para mais informações e para aderir: https://bit.ly/zomatotakeawaycontactlessform

 

MESSENGER OU WHATSAPP

Vender/comprar através do Messenger ou do WhatsApp é uma tendência crescente. Ambos os aplicativos de mensagens instantâneas permitem contactos próximos e personalizados, oferecendo a possibilidade de interagir em tempo real, para esclarecer questões e processar pedidos.

  • Mensagens promocionais direcionadas. Pode utilizar estes aplicativos para vendas, divulgando as suas ofertas e promoções. Alguma ideias e insights: “Primeiros 100 clientes a efetuarem uma refeição no restaurante: oferta do café ou sobremesa.” Ou “Desconte este cupão de 20% no seu próximo jantar a dois”. Ou ainda “Este fim de semana oferecemos croissants em sua casa: na compra de um croissant recebe outro. Encomendas superiores a 3€ não incluem taxas de entrega ao domicílio na área envolvente.”

Mais informações sobre o WhatsApp Business: https://www.whatsapp.com/business/

Mais informações sobre o Facebook Messenger for Business: https://www.facebook.com/business/marketing/messenger

 

#TAKEAWAY #ENTREGAS #HOMEDELIVERY #VAITUDOFICARBEM

Na gestão de redes sociais, publique diariamente, com destaques ao seu menu, e incentive os seus clientes a partilharem também nas suas redes sociais. Inclua nos seus posts, no Instagram, os hashtags mais eficazes para aumentar a visibilidade: #takeaway #entregas #homedelivery #fiqueemcasa #vaitudoficarbem, entre outros; e as páginas agregadoras que, neste momento, estão a comunicar restaurantes com o serviço de take-away [@zomatopt, @theforkpt, etc.], com o objetivo de poder ser republicado por uma destas páginas.

  • Adapte o seu menu ao consumo em casa: aposte em doses familiares e pratos mais consensuais.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE PESQUISA NAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL?

O marketing de pesquisa ou SEM [Search Engine Marketing] permite um melhor posicionamento do seu conteúdo/produtos nos motores de busca como o Google. Como? Através da otimização do seu site com estratégias de SEO [Search Engine Optimization] ou através de anúncios pagos como o Google Ads. Com estas técnicas, que levam em linha de conta aspetos como palavras-chave, conteúdo relevante e de qualidade, entre outros itens, consegue gerar tráfego qualificado para o seu site e vender mais.

Inicie um curso online gratuito no Google Atelier Digital e saiba como melhorar o seu desempenho nos motores de busca: https://learndigital.withgoogle.com/atelierdigitalportugal/course/become-searchable-online

 

Mais do que nunca, é fundamental estar conectado ao seu público, nos canais mais adequados, com os conteúdos e as mensagens mais relevantes.