Qual é o papel do responsável máximo de uma equipa, organização, empresa, marca ou estabelecimento, perante uma crise de saúde global, agravada por uma recessão económica, em pleno século XXI? Quais os valores que caracterizam um bom líder?

 

Olhando para o exemplo de grandes líderes mundiais, conseguimos retirar conselhos simples, mas efetivos que podem fazer a diferença entre o sucesso e o insucesso do seu negócio.

Líderes políticos, de empresas e organizações, foram chamados a tomar decisões, de um momento para o outro, perante a inevitabilidade do desconhecido. O momento em que vivemos tem-nos mostrado a importância de ter uma linha de atuação e comunicação que revele coragem e coerência. Portugal tem sido apontado como um caso exemplar pela forma como o país conduziu e mobilizou a população numa fase inicial do surto, implementando medidas com base nos dados científicos disponíveis. No sentido oposto, alguns líderes mundiais têm merecido contestação pela forma como desvalorizaram a pandemia.

Um líder do século XXI tem de ser capaz de manter a sua equipa unida em torno da missão, de gerir a mudança, assegurando todos os recursos e meios necessários para manter o bem-estar e produtividade dos seus colaboradores.

 

1. MANTENHA-SE A PAR DE TODOS OS DADOS

Uma regra básica essencial, que não deve ser descurada: mantenha-se informado! No âmbito do atual quadro pandémico, é importante acompanhar os relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Direção Geral da Saúde (DGS).

 

2. UM LÍDER DEVE ESTAR PREPARADO PARA A MUDANÇA

Conheça as implicações macroeconómicas do seu negócio, setor e indústria, para tomar as melhores decisões.

 

Honestidade intelectual. Não decida sozinho, valorize e potencie a competência da sua equipa.
Não omita as más notícias. Mantenha um respeito absoluto pela verdade em todo o processo de gestão. Só assim consegue inspirar as pessoas a segui-lo/a.

 

3. SEGURANÇA DA EQUIPA E “ESPÍRITO DE MISSÃO”

Certifique-se que tem todos os protocolos, apoios e relações contratuais claras e transparentes com os seus colaboradores. Crie condições para que a sua equipa se sinta segura, informada e envolvida no espírito e missão da empresa. Alinhe planos a curto/médio/longo prazo, prioridades, contingências e delegue nos chefes de equipa o mesmo espírito de liderança.

 

4. RADAR EMOCIONAL

Um líder deve estar sempre muito atento às pessoas que o rodeiam, ao que pensam, ao que dizem, aos seus sentimentos. Liderança é quando estamos mais preocupados com o desenvolvimento dos outros do que com o nosso. É quando sobrepomos o coletivo a uma opinião individual.

 

5. INVISTA EM COMUNICAÇÃO

A comunicação é fundamental, no plano interno e externo. Comunique as ações e o posicionamento do seu negócio com os seus parceiros, clientes e Staff. Enquanto líder, seja autêntico, otimista, confiante e realista nas suas intervenções. Ajude os seus colaboradores a focarem-se no que eles podem controlar e no que é essencial para a empresa e para os seus clientes.

 

6. RESERVE O SEU TEMPO

Mantenha o equilibrio. O tempo reservado à familia e amigos ajuda-o a estar mais concentrado e preparado para responder aos desafios do seu negócio.  

 

Liderar é servir. Servir a empresa, os colaboradores e os clientes!